IV Congresso Provincial Da Pastoral Familiar

E-mail Imprimir PDF

CONGRESSO-PROVINCIAL-UBERABA

Com o tema: Uma nova Família, uma nova Igreja e o lema: “Eis que faço nova todas as coisas”, a Província Eclesiástica de Uberaba se reuniu, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, com a presença de 235 agentes da Pastoral Familiar, representantes de Movimentos e Serviços, Assessores Eclesiásticos, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, os Bispos: Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba; Dom Paulo Francisco Machado, de Uberlândia, Dom Frei Cláudio Nori Sturm, de Patos de Minas, Pe. Júlio Cesar Oliveira (Pe. Axé), Administrador Diocesano de Ituiutaba, contando ainda com a participação de Dom Moacir Silva Arantes, Bispos Auxiliar da Arquidiocese de Goiânia; Pe. Jorge Alves Filho, Assessor Nacional da Pastoral Familiar e o casal Beto e Valéria, coordenadores do Regional Leste 2

O IV Congresso da Província teve como objetivo estreitar laços, conhecer as realidades, traçar e pensar ações integradas com novas maneiras de acolhimento às famílias nas situações em que se encontram e que o Senhor conhece tão bem, para que à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja, do Documento de Aparecida e de forma muito especial da Exortação Apostólica Pós Sinodal “Amoris Laetitia”, do Papa Francisco, encontrem-se, de mãos dadas, caminhos, sem perder a esperança por causas dos limites individuais, nem renunciar a plenitude de amor e comunhão prometida a todos e a cada um.

A oportunidade privilegiada de mostrar a unidade da Província, partindo de um tema tão desafiador, foi possível através do envolvimento, participação e compromisso missionário dos presentes, que foram enriquecidos com reflexões profundas sobre “O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”; “Visão Geral da Família e suas influências – Doutrina da Igreja”; “Reforçar a educação dos filhos”; “A importância de Nossa Senhora na Família e na Igreja”; “Espiritualidade conjugal e familiar”; “Avancemos famílias, continuemos a caminhar”; “Pastoral Familiar – Estrutura e Objetivos”; “INAPAF – Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar – formação de agentes”.

Na riqueza de todo Congresso, vale ressaltar que 167 agentes alunos do INAPAF vivenciaram a formação no primeiro semestre de 2016, desses 43 receberam o certificado de conclusão da Fase 1, das mãos dos Assessores Eclesiásticos: Monsenhor Célio Lima, de Uberaba; Pe. Hemerson Rubens de Oliveira, de Patos de Minas; Pe. Luiz Fabiano Reginato, de Ituiutaba e Pe. Joaquim da Costa Porto, de Uberlândia.

Os momentos fortes de espiritualidade, proximidade e comunhão deixaram, com certeza, marcas indeléveis de encantamento nos corações dos congressistas; conforme o refrão do Hino do IV Congresso Provincial: “Senhor, que o teu amor desperte o compromisso na família. Valores familiares, um novo tempo, uma nova Igreja, a missão no lar”, espera-se, portanto, esperança e ânimo renovados para o fortalecimento das ações da Pastoral Familiar, na certeza de que de mãos dadas os rumos serão encontrados.

“O amor que nos é permitido é sempre mais”, palavras do Papa Francisco que encantam e ao mesmo tempo impulsionam à missão.

Casal Cláudio e Maria do Rosário
Assessoria Pedagógica Nacional / INAPAF